Os pulgões são insetos minúsculos e de cores variadas, são pragas comuns que afetam plantas ornamentais e cultivadas. Eles se alimentam sugando a seiva das plantas, causando danos significativos, especialmente quando ocorrem infestações densas e inclusive podendo se associar a outras pragas também como é o caso de formigas. A identificação precoce é fundamental para evitar danos extensos às suas plantas, por isso, vigie sempre suas plantas.
Identificação de Pulgões
Os pulgões são geralmente encontrados na parte inferior das folhas, brotos e botões florais. Seu tamanho varia de 1 a 4 milímetros e podem ser verdes, pretos, marrom-avermelhados ou até mesmo brancos. Esses insetos se reproduzem rapidamente, o que pode levar a infestações maciças em um curto período de tempo, portanto a identificação precoce dessas pragas é o mais indicado para não ter futuras complicações.
Sinais de Infestação
Os sinais comuns de infestação por pulgões incluem folhas enroladas, brotos retorcidos e a presença de manchas pegajosas nas folhas, conhecidas como “melada”, resultado da secreção de açúcares que eles liberam. Além disso, a presença de formigas próximo às plantas pode indicar uma infestação de pulgões, já que as formigas se alimentam do melado produzido por essa praga, e como consequência, as formigas protegem os pulgões chegado a domesticá-los, esse fenômeno chamamos de simbiose, onde 2 espécies diferentes de animais ou insetos se beneficiam mutuamente.
Prevenção de Infestações
Para prevenir infestações de pulgões, é essencial implementar algumas práticas de manejo:
- Manutenção Regular: Inspeção frequente das plantas para identificar precocemente qualquer infestação. Remova-os manualmente sempre que possível para evitar a proliferação deles.
- Rotação de Culturas: Varie as plantas cultivadas no mesmo local, dificultando o estabelecimento de pulgões específicos para uma determinada espécie.
- Atração de Predadores Naturais: Cultivar plantas que atraem insetos predadores dos pulgões, como joaninhas, crisopídeos e vespas parasitoides também é uma ótima prática.
- Sprays Preventivos: Pulverize soluções à base de alho, cebola ou pimenta, pois esses ingredientes agem como repelentes naturais para os pulgões e também para outras possíveis pragas.
Controle de Pulgões com Receitas Caseiras
- Sabão de Castela:
- Dissolva 1 colher de sopa de sabão de Castela em 1 litro de água. Aplique essa solução sobre as plantas infestadas.
- Spray de Alho e Pimenta:
- Misture 2 dentes de alho picados, 1 colher de chá de pimenta-caiena em pó e 1 litro de água. Deixe descansar por algumas horas, coe e pulverize sobre as plantas afetadas.
- Óleo de Neem:
- Dilua óleo de neem conforme as instruções do fabricante e aplique nas plantas infestadas para interromper o ciclo de vida dos pulgões.
- Infusão de Camomila:
- Prepare uma infusão de camomila e deixe esfriar. Use-a para regar as plantas, pois a camomila possui propriedades repelentes naturais.
Identificar, prevenir e controlar infestações de pulgões são etapas cruciais para manter a saúde das plantas. Ao adotar métodos preventivos e utilizar tratamentos caseiros, é possível controlar infestações de pulgões sem recorrer a produtos químicos agressivos, mantendo um ambiente saudável para suas plantas, ainda mais quando se quer um jardim ou uma horta totalmente orgânicos.
Espero que estas informações detalhadas sobre pulgões e os métodos naturais de controle sejam úteis para preservar a saúde das suas plantas de forma eficaz e sustentável.
Cultive seu jardim de sonhos! Encontre as melhores sementes na nossa loja Sementes PHS. Visite agora Clicando aqui e plante o futuro.
Explore nossos artigos cuidadosamente selecionados e deixe-se envolver por conhecimentos incríveis:
- Dicas de irrigação no verão para manter sua horta saudável
- Melhores hortaliças folhosas para plantar no verão + dicas
- Como eliminar gafanhotos de forma natural e proteger suas plantas
- A solução caseira que elimina ratos de forma eficaz e segura
- Como fazer Acerola Frutificar muito mais e ficar cheia de frutos
Deixe um comentário