A mandioca (Manihot esculenta) é uma planta de raiz comum em muitas regiões tropicais, conhecida por suas raízes tuberosas que são uma fonte valiosa de carboidratos. Se você está interessado em plantar e cultivar mandioca em seu jardim, aqui está um guia abrangente passo a passo para ajudá-lo a ter sucesso no plantio e mais dicas e cuidados.
Antes de iniciar o plantio, escolha uma variedade de mandioca que seja adequada para o seu clima. Existem variedades de crescimento rápido e lento, então selecione de acordo com suas preferências e condições de cultivo. Outra questão que deve ser levada em consideração é a qualidade da mandioca, saiba que existem mandiocas comestíveis e também não comestíveis, inclusive as mandiocas comestíveis tem sabores e características específicas, por isso fique atento na hora de escolher a melhor.
A mandioca prospera em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Prepare o solo removendo detritos, pedras e raízes. Adicione composto orgânico para melhorar a fertilidade e estrutura do solo e em alguns meses você poderá começar a fazer a colheita dessa raiz que podem se estender por alguns meses.
As mudas de mandioca são geralmente obtidas cortando-se pedaços de caules saudáveis, conhecidos como manivas. Certifique-se de que cada maniva tenha cerca de 10 a 20 centímetros de comprimento e plante-as a uma profundidade média de 5 centímetros no solo, podendo aterrar completamente (embora algumas pessoas prefiram deixar elas com uma parte descoberta). Saiba que plantar elas muito profundas pode dificulda ou até mesmo impede a brotação, podendo perder todo o seu tempo, trabalho e manivas.
Deixe um espaçamento de aproximadamente 1 metro entre as linhas de plantio e 80 centímetros entre as manivas. Isso proporciona espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes, Pois elas crescem verticalmente sobre a terra e necessitam desse espaço para um bom desenvolvimento e absorção de nutrientes.
A mandioca é resistente à seca e pode passar alguns meses sem receber água nenhuma, mas a rega adequada é essencial durante os primeiros meses após o plantio. Evite o encharcamento, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.
A mandioca responde bem à adubação orgânica. Após o plantio, forneça adubo rico em potássio para promover o desenvolvimento das raízes. Adubar novamente durante o crescimento ativo vai ajudar a planta crescer mais rapidamente.
Mantenha a área livre de ervas daninhas, especialmente nos estágios iniciais do crescimento da mandioca. Isso evita a competição por nutrientes e água e acelera seu crescimento e produção.
A mandioca geralmente está pronta para colheita de 8 a 12 meses após o plantio, dependendo da variedade, da região e também dos cuidados durante o seu cultivo. As folhas começarão a amarelar, sinalizando que as raízes estão prontas para serem retiradas do solo.
Após a colheita, remova cuidadosamente as raízes do solo. Armazene em local fresco e seco, longe da luz direta do sol. Saiba que a mandioca tem uma vida útil mais longa quando mantida em condições adequadas.
Para garantir a continuidade do cultivo, reserve alguns manivas para serem usadas como sementes na próxima safra, mas saiba que elas devem ser plantadas enquanto ainda tem seiva.
Cultivar mandioca em casa pode ser uma experiência gratificante, fornecendo uma fonte de alimento versátil, nutritiva e muito saborosa. Siga esses passos para garantir um cultivo bem-sucedido e aproveite os benefícios desta raiz incrível.
Explore nossos artigos cuidadosamente selecionados e deixe-se envolver por conhecimentos incríveis:
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!